A Quarta Revolução Industrial

A Indústria já passou por três momentos importantes em sua história e está vivendo o seu quarto grande marco, aquele que chamamos de Indústria 4.0

esquema industria 4.0_texto

A Indústria 4.0 envolve o uso da mais avançada tecnologia de comunicação e informação para aumentar o grau de automação e digitalização da produção, fabricação e processos industriais. Resultando no que se chama de fábrica do futuro ou “Fábrica Inteligente”. O objetivo final é o de gerir todo o processo da cadeia de valor, melhorando a eficiência no processo de produção e obtendo produtos e serviços de qualidade superior.

Dentre as características de fábricas inteligentes estão as estruturas modulares, os sistemas de controle colaborativos (cyber-physical systems – CPS), a internet das coisas (IoT), a computação em nuvem e as decisões descentralizadas. Através da Internet das Coisas, sistemas de controle colaborativos se comunicam e cooperam entre si e com pessoas em tempo real e através da computação em nuvem ambos os serviços internos e inter-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor. 

ProMotion e Indústria 4.0

A ProMotion possui em seu DNA os fundamentos da Indústria 4.0. Como indústria de tecnologia de automação industrial, a ProMotion desenvolve produtos e serviços das mais avançadas tecnologias voltadas ao processo produtivo, tais como a robótica, a integração e o monitoramento de dados.

Robótica e Automação

A ProMotion lançou neste ano o seu modelo Delta, o ProRDT3r, um robô com três eixos, mais o eixo de rotação, com capacidade para até 5kg (carga máxima). Na área de automação industrial possui o ProA3i, um controlador que atende desde o mais simples até os mais complexos sistemas de posicionamento, podendo ser utilizado em aplicações dos mais diversos segmentos, desde a indústria alimentícia até a aeroespacial.

Medição Inteligente e Monitoramento e Análise de Dados 

Para realizar a integração e o controle remoto dos dados do chão de fábrica, a ProMotion estará lançando neste ano o ProASA. Através desta interface, os clientes serão capazes de desenvolver aplicações de visualização e controle que podem ser utilizadas simultaneamente por controladores IPC, Teach Pendants, dispositivos móveis como tablets e smartphones, bem como acessar e controlar tais informações através de um navegador web (Internet das Coisas) e sistemas ERP.

E como indústria genuinamente brasileira, a empresa ainda possibilita a facilidade do financiamento BNDES Finame de seu robô delta ProRDT3

Conheça um pouco mais sobre a dinâmica da Indústria 4.0 e como a ProMotion está preparada para atender às suas necessidades:

Soluções ProMotion para a Indústria 4.0


     
       

*Esquema “A quarta revolução industrial”, inspiração Wikipedia