A retomada da economia brasileira, depois de um longo período de recessão, e o consequente retorno da atividade industrial são motivos relevantes para pensar em investir em inovação e tornar-se mais competitivo no mercado. A aquisição de controladores para a sua fábrica pode ser um ótimo caminho. Mas afinal o que são controladores industriais? São controladores de processos, que surgiram durante a automação industrial, capazes de atuar pro meio da programação de algoritmos.

Existem vários tipos de controladores industriais, dentre eles, o Computer Numeric Control (CNC), o Motion Controller e o Programmable Logic Controller (PLC). É importante destacar que eles não atuam de forma isolada, mas juntamente com  os atuadores e os sensores.

Para entender melhor como a automação industrial e o uso de novas tecnologias podem beneficiar a linha de produção da sua fábrica, fique atento ao nosso blog post e descubra como é possível melhorar o processo de CNC.

O que é CNC e em quais processos é usado?

Como já citamos anteriormente, CNC é a sigla de Comando Numérico Computadorizado, e consiste em um conjunto de sistemas de software e de hardware para operar as máquinas ferramentas de forma automática. Dentre essas máquinas estão as fresadoras, os tornos e os centros de usinagem.

O processo de CNC é capaz de controlar os sistemas que precisam de interpolação de eixo, com um número mínimo de dois motores e um máximo de 32 — em grupos de até 6 dimensões — com grande precisão e alta velocidade. A interpolação permite a realização de dois processos ao mesmo tempo, e a partir dela, o Comando Numérico Computadorizado (CNC) vai calcular as várias trajetórias a serem executadas pelos motores de forma detalhada e veloz.

Essas máquinas são alimentadas por diversas instruções, que ocorrem na forma de códigos provenientes da linguagem de programação de controle numérico e são entregues a um controlador interno. Elas têm funcionalidades para realizar as produções mais complexas e mais dinâmicas, e são o resultado da combinação de movimento de dois ou mais motores para resultar em um movimento específico do “end effector”, ou seja, o resultado final ou ponto alvo do movimento.

Como melhores controladores industriais podem ajudar: quais as funções e os protocolos precisam ter?

Normalmente, é usado o software AutoCAD para criar as especificações dos componentes. A partir dessas definições, é criado um projeto, que é então transformado em diversos valores numéricos para que o controlador use essas informações e seja capaz de se mover para operar as ferramentas necessárias para a produção.

Como a complexidade dos projetos de automação industrial e a quantidade de dados trafegados é crescente, a tendência é aumentar cada vez mais a necessidade de protocolos industriais, como o Ethercat.

O Ethercat é um protocolo que oferece vários benefícios para a automação industrial, como a conectividade e a velocidade de comunicação, uma vez que as aplicações dos controladores exigem os registros e as trocas de informações em bancos de dados, além de sistemas de supervisão, de gerenciamento e de integração com os outros agentes na mesma rede.

Dentre as características mais importantes do Ethercat estão o empacotamento de dados, o tamanho da rede — que é praticamente ilimitado —, as conexões de redes —que permitem o tráfego de dados entre agentes —, a configuração de endereços de redes que é realizada de maneira simples, além da topologia da rede a ser adotada que vai orientar as formas de conexão.

O protocolo é ainda determinístico e capaz de realizar o cálculo das informações em alta velocidade, ou seja, em ciclos de tempo pequenos — na casa dos microssegundos —, o que possibilita a antecedência de previsibilidade das operações futuras. Este protocolo garante também a segurança dos mais variados processos industriais.

Como funcionam os controladores da ProMotion?

O sistema de controladores da ProMotion é escalável, ou seja, é possível implantar novas e diversas funcionalidades a uma mesma máquina de maneira flexível e dinâmica. Nesses sistemas escaláveis, é possível realizar o reaproveitamento de códigos de forma a atualizar as funcionalidades da mesma máquina, que pode passar a ter mais eixos e mais possibilidades de sensoriamento, por exemplo.

O diferencial dos controladores da ProMotion — PROA3I SOLOPROA3I Combo 10”, PROA3I Combo 12” e PROA3I Combo 15” — é a sintaxe de programação, os quais permitem que as indústrias elejam o controlador que mais se adequa as suas respectivas necessidades produtivas. Praticamente não há nenhuma limitação de desenvolvimento, nem de programação nos controladores da ProMotion. Os produtos da ProMotion não são limitados ao número de eixos, por exemplo.

É importante destacar ainda a necessidade de as indústrias verificarem se o sistema mecânico realmente aceita o sistema eletrônico, ou seja, o controlador. Pois, para que o sistema mecânico seja acionado de maneira correta pelo sistema eletrônico e funcione de forma harmoniosa e equilibrada, não pode haver nenhum tipo de limitação ou mesmo de incompatibilidade entre eles.

Para entender melhor o processo de CNC, desde o arquivo CAD até a linha de produção na fábrica, vale considerar como o primeiro passo a arquitetura do hardware, para em seguida verificar se o software consegue ser então implementado a ele. Essa é a parte executiva de elaboração de projetos e de execução de sistemas.

Dessa forma, antes de adquirir um controlador industrial, é importante verificar a facilidade de programar e reprogramar essas máquinas. A ProMotion oferece vários sistemas de controle adaptados às necessidades específicas de cada cliente, integrando os sistemas de Tecnologia da Informação (TI) com o “factory floor” — chão de fábrica. Cabe a indústria identificar as funcionalidades essenciais para o seu processo de CNC.

Se você precisa de um controlador na sua indústria para garantir a precisão dos processos, mas ainda tem algumas dúvidas sobre as melhores características e funcionalidades para essas máquinas, e ainda não sabe decidir o que se adequaria melhor à realidade do seu parque industrial, entre em contato com a ProMotion e conheça mais sobre as soluções integráveis e completas atendendo o novo modelo de Indústria 4.0, que também é conhecida como manufatura avançada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *